O que é Coaching
Antes de falar sobre o que é Coaching, eu preciso falar sobre o que não é coaching.
E eu não me refiro àqueles textos, já batidos, falando que coaching não é terapia, não é treinamento, não é consultoria.
O que, a propósito, é verdade!
Aqui, que quero falar sobre algo muito mais perigoso.
Preciso falar sobre o que não é coaching, mas que profissionais pouco preparados ou mal-intencionados praticam dizendo que é coaching, criando confusão, desinformação e denegrindo a imagem de um processo eficaz e reconhecido mundialmente.
Coaching não é um monte de frases motivacionais soltas, repetidas na frente de um espelho.
Coaching não é colocar a vida das pessoas em risco, sob o pretexto de que só os que se arriscam são bem-sucedidos, como fez um maluco, há um tempo atras, que colocou 32 pessoas em perigo no Pico dos Marins, em SP.
Coaching também não é algo relacionado a espiritualidade, esoterismo ou física quântica, independente das suas crenças sobre esses temas.
Coaching é um processo, com metodologia e embasamento científico, capaz de ajudar a pessoa a refletir, se autoconhecer, planejar e encontrar respostas para melhorar sua vida ou para atingir um objetivo específico.
Ele é pautado na neurociência e na compreensão adquirida no decorrer do tempo sobre o comportamento humano e suas características.
Você até pode acreditar na lei da atração, por exemplo, mas um coach série e preparado não irá pedir para que você mentalize o que deseja para que o universo envie para você.
E eu não estou discutindo aqui se a lei da atração é verdade ou mentira, apenas que esse tipo de abordagem não chega nem perto de ser coaching.
Em um processo de coaching, você irá entender o que realmente deseja, porque ainda não conquistou esse objetivo, do que precisa para conquistá-lo e terá um profissional preparado e comprometido a lhe oferecer o suporte necessário para criar um plano de ação eficiente e para colocá-lo em prática.
Basicamente, o coaching lhe ajuda a identificar o que precisa ser feito para que você alcance um objetivo, lhe faz arregaçar as mangas e agir.
Ele lhe mostra como fazer e lhe põe em movimento.
Agora, se você acredita que conseguirá realizar seus sonhos apenas sentado no sofá mentalizando ou se prefere reclamar da sorte e se fazer de vítima...
...daí, só procurando um desses gurus milagrosos mesmo!