Não é segredo para ninguém que vivemos a competição profissional mais acirrada da História, e o caminho para você se destacar nessa guerra começa, sem sombra de dúvidas, pela capacidade que tem de confiar em você e nas suas habilidades.
Uma pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, publicou um estudo no jornal científico Basic and Applied Sociel Psychology, mostrando que a imagem que fazemos de nós mesmos tem relação direta com os resultados que obtemos.
Além disso, uma série de pequenos estudos feitos em diferentes países, reforçam a tese que a autoconfiança é uma das principais responsáveis pelo sucesso profissional, já que pessoas confiantes tendem a ser promovidas com muito mais frequência e até 3 vezes mais rápido que outros profissionais menos confiantes.
Isso se explica em parte pelo fato de os profissionais autoconfiantes possuírem mais iniciativa, saberem o que precisam fazer e aonde querem chegar, confiarem em seu trabalho e suas decisões e fazerem com que os outros também confiem e acreditem em sua performance.
Já um funcionário pouco confiante e que não acredita em seu potencial profissional tende a se sentir inferior aos outros e acaba por esperar que outras pessoas sempre lhe digam o que, como e quando fazer as coisas.
O resumo da ópera é que não basta ter muito conhecimento sobre determinado assunto ou talento para executar certo tipo de tarefa, se não existe confiança no próprio potencial, os resultados não existirão.
E sem resultados… adeus promoção!
Tenho certeza de que você conhece alguém que apesar de seu preparo e seu conhecimento, não está obtendo o sucesso que merece em sua carreira, não é mesmo?
Muitas vezes profissionais têm conhecimento, motivação e habilidade suficientes, mas lhes falta autoconfiança para perseguir, em sua carreira, objetivos que são perfeitamente realistas e possíveis.
Não caia nesta armadilha!
A boa notícia é que a autoconfiança pode ser trabalhada, desenvolvida, aumentada. Claro que não existe uma fórmula mágica para isso, mas com o uso de algumas técnicas e um certo treino é possível elevar sua confiança em você e em suas habilidades de modo a trazer resultados significativos para sua vida profissional (e pessoal também).
Então, agora que você já sabe o quanto a autoconfiança pode impactar positivamente sua carreira (e sua vida), a partir de hoje invista para se tornar um profissional mais preparado, mais qualificado e, acima de tudo, mais autoconfiante. Assim você será capaz de enfrentar os desafios de cabeça erguida e com força suficiente para ir até o final.
P.S.: Você gostaria de conhecer uma maneira consistente e eficaz para aumentar definitivamente sua autoconfiança? Então clique aqui…
Que texto bom, eu sempre fui uma profissional muito dedicada e esforçada, mas sempre me faltou autoconfiança, para avançar. Vou tentar absorver o máximo de conhecimento, que você esta disponibilizando em seu site.
Oi Evelyn,
Fiquei muito feliz que tenha gostado do texto e que ele tenha feito sentido para você. Tenho certeza que você vai encontrar boas dicas para aumentar sua autoconfiança aqui no site. Dá uma olhada lá nos Podcasts porque na parte sobre Inteligência Emocional tem uma temporada inteira falando sobre autoconfiança.
Um abraço
Amei o conteúdo e estou acompanhando para obter mais conhecimento
Oi Natanaelem,
Adorei saber que o conteúdo está fazendo sentido para você.
É por isso que escrevo e sua mensagem aumentou ainda mais minha motivação.
Muito obrigado por me contar.
Ah! E seja bem-vinda…
Um abraço
Em gestão estratégica se fala em CHA eu costumo empregar o CHAA. conhecimento que leva a habilidade e cria autoconfiança que leva a atitude.
Oi Eduardo,
O uso das próprias habilidades é um dos fatores que influenciam no aumento da autoconfiança.
Incluir essa relação no conceito do CHA foi uma ótima sacada.
Parabéns pela ideia e obrigado por compartilha-la.
Um abraço
Olá caríssimo mestre, estou acompanhando de perto seu site e, confesso que adoro e aplico muitas de suas metodologias em mim mesmo para, depois, quando de minha formação (Line Coaching), aplicar em meus alunos e coachees. Sou-lhe extremamente grato pela sabedoria e expertise compartilhadas, és um ser humano legítimo, haja visto seu sucesso e prosperidade, mereces tudo de bom. Abraço
Puxa Alcides,
Que alegria enorme ouvir isso…
Fico muito satisfeito em saber que as informações que ofereço estão fazendo sentido para você.
A ideia é essa mesma! E é muito gratificante quando a gente fica sabendo que o nosso objetivo está se cumprindo.
Gratidão por me contar sua importante opinião sobre meu trabalho.
Sucesso sempre!
Boa Noite Ediberto ,este tema autoconfiança é de suma responsabilidade de quem a tem ou a possui, para tudo que formos fazer e executar em nosso cotidiano, a confiança será nossa aliada, para tanto terá que ser trabalhada, desenvolvida e aumentada. Com esforço , treino e boa vontade sempre para enfrentar os obstáculos e desafios.
Oi Maria Inez,
Concordo com você, autoconfiança é sempre uma grande aliada mesmo!
O sucesso de uma pessoa está diretamente relacionado ao quanto ela confia em si e na sua capacidade de ser bem-sucedida.
A notícia animadora é que, como você mesma disse, a autoconfiança pode ser trabalhada, praticada e desenvolvida.
Basta algum treino e um pouco de força de vontade.
Sucesso!